segunda-feira, 31 de março de 2008

Inteligência Animal



Um documentário do canal National Geographic apresentou um estudo sobre as diferenças entre homens e os grandes símios (Gorilas, Orangotangos, Chimpanzés e Bonobos).
No estudo foram comparadas as habilidades de memória instantânea, linguagem, linguagem avançada entre outros fatores presente entre nós e os grandes macacos, visto que 98,9% dos nossos gentes tem semelhanças com a de nossos parentes mais próximos.
É impressionante o grau de aprendizagem que um animal, até pouco tempo atrás dito como irracional, tem de raciocinar e entender os diferentes testes propostos pelos pesquisadores.
Um Bonobo macho demostrou ser capaz de entender frases inteiras, o que era então considerado uma habilidade única dos homens.
Foi mostrado também a capacidade de cooperação entre as duas espécies, a diferença é que já temos a disposição de cooperar uns com os outros desde que nascemos em benefício da sobrevivencia do grupo todo, enquanto os símios cooperam apenas para benefício próprio, mas cooperam.
Vala salientar que, apesar de termos uma grande semelhança genética, nós quase levamos à extinção nossos primos por motivos egoístas e banais, e alguns deles ainda não estão salvos da ignorância do homem que, mesmo alertado sobre a extinção de uma espécia, continua a matar para fins supéfluos e destruir o habitat não apenas dos macacos, mas de todo e qualquer tipo de ser vivo.
Antes, a matança tinha como desculpa a ausência de alma nos animais (o que ninguém de forma alguma pode provar) e agora? Será inventada outro tipo de amenizador para que isso continue? Com certeza, pois até que alguma coisa afete diretamente nosso modo de vida, não somos capazes de olhar para a frente e exergar nossa própria cova.
Aguardem, a natureza irá cobrar seu espólio.
(foto macaco Bonobo)

Um comentário:

Anônimo disse...

e pensar que muito adulto não daria conta de resolver os testes que os macacos fizeram!!!!È por isso que o homem é a raça superior(ahahahhahahaha!!!!!)

WWF-Brasil. Cuidando do ambiente onde o bicho vive. O bicho-homem.